sexta-feira, 9 de outubro de 2009

LINCEFelis lynx
O lince é um dos raros felinos "grandes" que se podem encontrar no Hemisfério Norte (na Europa Ocidental e na América do Norte), em regiões de floresta e matagal espesso. Adoram as montanhas e as grandes altitudes.
Este "gatinho" adulto tem pouco mais de 1 m de comprimento, uma cauda curta e orelhas com tufos negros compridos.
O pelo do lince é longo e sedoso, de cor castanho-avermelhada ou cinzenta, com manchas negras. Possuem as patas grandes e bastante peludas, o que facilita a sua locomoção na neve alta.
Como bom felino que é, o lince é carnívoro, precisando comer 1 kg de carne por dia. Alimenta-se de lebres, coelhos e outros roedores, aves, cervos, veados e cabras.
Outra característica felina do lince é o fato de ter hábitos noturnos. Durante o dia gosta de ficar "preguiçando" e no fim do dia e ao amanhecer vai caçar.
Já ouviu a expressão "olhos de lince"? Quer dizer que a pessoa enxerga muito bem, assim como os linces! Aliás, o lince recebeu esse nome em homenagem a Linceu, herói da mitologia grega conhecido pela sua visão excepcional. Além ver muito bem, o lince ouve também muito bem, o que o torna um excelente caçador.
Sabia que o lince come apenas carne fresca, abandonando aquilo que não consegue comer?
O período de gestação do lince dura aproximadamente 74 dias e nascem entre 1 e 5 filhotes, no fim da Primavera. Os filhotes nascem em cavernas, tocas ou grutas e, enquanto são pequenos, não se afastam muito do local onde nasceram. Caçam sempre acompanhados pela sua mãe, depois dos três meses de idade.
Uma curiosidade: a fêmea volta sempre ao mesmo local para dar à luz outra ninhada.
Em liberdade, os linces podem viver mais de 15 anos.

Retirado de:http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/lince.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário